谢谢
UMA GRANDE LIÇÃO
Tínhamos uma aula de matemática á primeira hora logo após o Carnaval. Como a maioria dos alunos tinha viajado para aproveitar o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter muito trabalho para conseguir o silêncio pretendido para realizar o seu trabalho. Com uma grande dose de paciência tentou começar a aula, mas acreditam que a turma correspondeu? Nem pensar!Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na nossa conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu o maior ensinamento que eu já presenciei.
Leiam o que ele disse:
“Prestem atenção porque eu só vou falar isto uma vez”,
disse, levantando a voz e um silêncio de culpa instalou-se em toda a sala e continuou.
Desde que comecei a dar aulas, e já faz alguns anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que em cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença, de cem atletas apenas cinco são bons;de cem treinadores, apenas 5 são bons; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e poderia generalizar ainda mais; de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores,mas infelizmente não há como saber quais são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos a aula de hoje.”
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a chamada de atenção tocou tão fundo em todos nós, pois a minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Matemática durante o resto do ano, afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como se fizesse parte do resto?
Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Matemática, mas o que eu ouvi da boca do professor nunca irei esquecer. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença, de facto, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não, só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Para quem conhece a nossa realidade, e a realidade da equipa, a forma como treinamos, as condições, o nº de atletas que temos para treinar, talvez esqueçam os comentários e a forma sábia que tem para a resolver estas questões esqueçam as palavras e deitem mãos ao trabalho, serão sempre benvindos para colaborar e até para ficar com o trabalho do treinador como diz o Cristiano e tentar com o mesmo apoio que vocês nos dão hoje ( se ir a alguns jogos é dar apoio eu vou a todos e pelos vistos não estou a apoiar) tornar os 5% em 6% ou mais.
Um grande abraço e VIVA a ARCA.
Filipe Fonseca
ARCA - Associação Recreio Cultura e Assistência