ARCA

domingo, 18 de dezembro de 2011

ARCA/Litogrou 2 x Azagães 5 "Mais Um Episódio..."

A equipa sénior recebeu a equipa do Azagães no ultimo jogo deste ano, a partida antevia-se difícil pelo valor do adversário, e assim foi, a equipa de arbitragem que já apitou a ARCA 4 vezes em casa este ano esteve exemplar,isenta de erros,sem influencia no resultado, muito pedagógico sempre com o mesmo critério, aliás como já nos tem habituado.
A partida começa com a equipa do Azagães a praticar um futsal rápido com boas entradas nas alas criando perigo, seria numa dessas rápidas investidas que o Azagães chegaria ao golo, os atletas da casa iam criando perigo, sempre que os atletas de Azagães caíam, o senhor arbitro apitava falta de modo a proteger os atletas para que não se magoassem, quando era os atletas da casa a cair ele não marcava, mas compreende-se, os atletas da ARCA já estão habituados ao piso quando caem não se aleijam, aos 10 minutos de jogo já a ARCA tinha 5 faltas, o adversário,uma equipa sempre menos agressiva, tirava sempre o pé para evitar contacto, tinha uma falta, que por sinal até nos deixou algumas dúvidas, o adversário só agarrou a bola com a mão dentro da área da ARCA, foi com as duas mãos, mas foi sem querer não havia necessidade do senhor arbitro castigar o adversário com esta faltita.
Estávamos a meio da primeira parte num lançamento rápido da ARCA o guarda redes adversário vem até à linha dos 10 metros e quando um atleta da ARCA tenta fazer um chapéu, o guarda redes defende a bola com a mão, o senhor arbitro, mais uma vez muito didáctico, marca a falta chama o guarda redes e mostra-lhe o cartão amarelo, explica ao atleta que ele não pode fazer aquilo, disse-lhe que o guarda redes só pode defender com as mãos dentro da área, e disse se fosse o guarda redes da ARCA vinha para a rua que eu já lhe expliquei isto, tu... como é a primeira vez vou perdoar-te o cartão vermelho, mas a falta vou ter que marcar...desculpa lá. Os atletas da ARCA entenderam a situação e acham muito bem, este senhor já expulsou alguns atletas da ARCA este ano, mas só para eles aprenderem, não é para mal deles. O jogo continua, num lance rápido a ARCA chega ao empate, Marcelo remate colocado, um atleta do Azagães em cima da linha defende a bola com a mão, a bola ainda acaba por entrar. Será que estavam trocados os atletas, jogadores que defendem a bola com a mão dentro da área e não são guarda redes e outros que defendem com a mão fora da área e são guarda redes? se calhar isso baralhou um pouco o senhor arbitro, isso não se faz, ele não tem que estar atento a essas coisas, tem mais com que se preocupar. Entretanto como a ARCA já tinha as 5 faltas tinha algum jeito ir para intervalo com o resultado empatado, mais uma vez o atleta do Azagães deixa-se cair e 6ª falta, para então surgir o 2º golo...um castigo merecido quem manda tocar no adversário.
Ao intervalo o resultado assenta bem á equipa adversária, mais disciplinada, cometeu menos erros e também não podemos dizer que o senhor arbitro tenha cometido algum erro assim digno de registo, aliás falhar todos falhamos, temos que compreender.
A segunda parte também foi boa, alguns equívocos,por parte do senhor arbitro que carregou a ARCA com faltas, 5 faltas aos 10 minutos de jogo da segunda parte, mas para quem esteve bem até ali, a ARCA não se pode queixar, acaba por ser normal, a ARCA reduz para 2-3 por Flávio, mas no lance seguinte o Azagães atacava em superioridade, a ARCA intercepta o lance e fica 3 para 1, o senhor arbitro apita e marca falta contra a ARCA claro, mas mais uma vez explicou " vocês também gostavam de ir em superioridade e o adversário tirar-vos a bola? ainda por cima agora eram vocês que ficavam em superioridade e podiam marcar golo, acham isso justo?" resultado livre directo e mais um golo estava colocada a justiça.
Até final o senhor arbitro ainda deu algumas lições de grande pedagogia, expulsou um atleta da casa que estava no banco, não foi por ter defendido a bola com a mão, isso vale, também não foi por ter sido mal educado ou ter faltado ao respeito, mais uma vez ele disse "quando venho aqui gosto de expulsar alguém da ARCA" vocês são porreiros e levam isto na brincadeira, há equipas que se chateiam e nem querem que eu apite jogos deles, já apitei 4 jogos vossos e dá gosto. Vou expulsar ali também o treinador, para não ser sempre jogadores.
E assim chegou ao fim um jogo emotivo, com uma boa arbitragem, em dia que a ARCA juntou os seus atletas e amigos para realizar um jantar de Natal e reunir alguns bens alimentares para oferecer a uma instituição de caridade.
A ARCA/Litogrou alinhou:Luis Carlos,Fumo,Favean,Tiago Mota(cap),Marcelo(1),Flávio Gomes(1),Sérgio Novo,Carvalheira,Gilberto,Alex Manaia,Teixeira e Sérgio Ferreira.
A ARCA/Litogrou só voltará a jogar no próximo ano e Vale de Cambra.
ARCA - Associação Recreio Cultura e Assistência

Sem comentários: